top of page

LCA

Ligamento Cruzado Anterior

A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma das lesões mais comuns do Joelho.

A rutura do ligamento cruzado anterior habitualmente é acompanhada de gonalgia (dor no joelho), pode ser acompanhado ou não de derrame articular (inchaço) e por vezes no momento da lesão pode ser audível um estalido “pop”.

O regresso à prática desportiva pode ser impossibilitado por episódios de instabilidade, dor e derrame articular no joelho. Cada episódio de instabilidade pode levar ao agravamento ou aparecimento de novas lesões nomeadamente nos meniscos e ou cartilagem.

A história clínica e o exame físico podem ser suficientes para que o seu cirurgião Ortopédico estabeleça o diagnóstico. No entanto, o Rx e a Ressonância Magnética são essenciais para complementar e suportar a decisão de tratamento.

O tratamento varia de acordo com fatores como o grau de atividade, o tipo de lesão do Ligamento Cruzado Anterior ou de lesões associadas (menisco, cartilagem ou outros ligamentos).

O tratamento conservador pode estar indicado em pessoas com baixo nível de atividade física ou idade avançada. 

O tratamento cirúrgico passa pela reparação ou reconstrução do ligamento cruzado anterior. A Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior é o procedimento de eleição e o mais frequente desta patologia tendo as suas vantagens e desvantagens. A discussão científica sobre este tema é extensa e infindável.

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo- Realização do túnel tibial para passagem do enxerto aproveitando o remanescente tibial de acordo com a técnica do Prof. Dr Bertrand Sonnery-Cottet SAMBBA

Agende a sua consulta em caso de dúvidas. 

Nuno Camelo Fevereiro 2021

Nuno Camelo Cirurgia Consulta Joelho
bottom of page