top of page

Entorse do Joelho. 
E agora? 

Entorse joelho consulta joelho

Uma entorse no joelho é uma lesão comum que requer atenção cuidadosa para garantir uma recuperação eficaz.

 

Após  uma entorse, seguir as orientações de cuidados após a lesão é essencial para uma recuperação bem-sucedida, são elas:

Repouso Adequado: 

 

Após uma entorse no joelho, é importante descansar a articulação afetada. Evite colocar peso sobre o joelho lesionado e, se necessário, utilize muletas/canadianas  para auxiliar na mobilidade e reduzir a carga a que o joelho está normalmente sujeito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gelo: 

 

A aplicação de gelo na área lesionada ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação. Utilize uma bolsa de gelo envolta em um pano por períodos de 15-20 minutos a cada poucas horas. Dependendo da gravidade da entorse pode optar por alugar sistemas de crioterapia com compressão (grizo.pt), proporcionam alívio sintomático e aceleram a recuperação física.

Elevação:

 

Elevar o joelho  acima do nível do coração sempre que possível ajuda a reduzir o inchaço e o desconforto. 

Medicação e Consulta de Joelho:

 

Agende uma consulta de joelho, quer presencial quer por tele-consulta. O seu cirurgião de joelho pode precrever medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos para aliviar a dor e o inchaço, pode ainda requisitar exames imagiológicos para conseguir um diagnóstico rapidamente. 

 

Fisioterapia:

 

 Se já tem um fisiatra ou terapeuta habitual contacte-o. A reabilitação com um fisioterapeuta é frequentemente necessária para fortalecer os músculos ao redor do joelho e restaurar a amplitude de movimento. Siga o plano de exercícios prescrito para garantir uma recuperação completa.

Prevenção: 

 

À medida que o joelho melhora, é importante protegê-lo de futuras lesões. Siga as orientações fornecidas na consulta de joelho sobre quando é seguro retomar as suas atividades normais.

Acompanhamento:

 

Não deixe de comparecer às consultas de acompanhamento  para avaliar o progresso da recuperação e fazer ajustes no plano de tratamento, conforme necessário.

Cada entorse de joelho é única, e o tratamento pode variar com base na gravidade da lesão. Para determinar a lesão do joelho é necessário realizar exames imagiológicos como o Rx, TAC ou RMN.

 

Dentro das lesões mais comuns estão a Ruptura do Menisco e a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior.

Portanto, é essencial seguir as orientações da consulta de joelho  para garantir uma recuperação completa e segura. Com os cuidados adequados, muitas pessoas podem retornar a suas atividades normais após uma entorse no joelho.

_b1bace2e-f4e1-429d-8d30-f0b05b6349b2.jpg
Nuno Camelo Cirurgia Consulta Joelho
bottom of page