top of page
knee_edited.jpg

Meniscos : Como Tratar

As lesões do menisco fazem parte do nosso léxico desportivo e cultural. Os meniscos protegem e estabilizam a articulação do joelho na mesma medida que um amortecedor protege a roda de um carro.

 

São lesões muito frequentes na população e surgem habitualmente após mecanismos que impliquem mudanças de direção, rotações ou agachamentos. Assim, existe maior risco de lesão em desportos como futebol, ténis, andebol ou basquetebol (entre outros).

 

Clinicamente, a rutura aguda do menisco pode ser acompanhada de vários sintomas como: dor no joelho (gonalgia) súbita que agrava em rotações ou agachamentos, inchaço (derrame articular), dificuldade em realizar o movimento normal, sensação de pressão, falta de confiança no joelho (instabilidade). O doente pode inclusivamente ouvir um estalido “pop” no momento da lesão.

 

Ao exame físico, realizado pelo seu médico assistente, poderá apresentar os seguintes achados clínicos: dor à palpação, limitação do arco de mobilidade normal do joelho e ainda positividade para lesão meniscal em testes específicos para o efeito.

 

Perante a suspeita diagnóstica o seu médico assistente pode requisitar a realização de exames complementares como o Raio-x (Rx) – ainda que não determine a lesão do menisco, é essencial para a exclusão de outras patologias; e a Ressonância Magnética (RMN) – o método imagiológico de eleição para diagnóstico de lesão do menisco.

 

O tratamento habitualmente inicia-se com medidas de controlo dos sintomas (conservadoras) como: anti-inflamatórios orais e tópicos, analgesia, crioterapia, infiltrações intra-articulares, entre outros.

 

Após o início do tratamento conservador e caraterização da lesão meniscal através da RMN, o seu cirurgião do joelho poderá indicar ou não necessidade de tratamento cirúrgico.

 

Dentro do tratamento cirúrgico existem diversas opções:

 

  • Meniscectomia: remoção do fragmento de menisco lesado e instável;

  • Sutura meniscal: tentativa de preservação do menisco lesado;

​Exemplo de uma ruptura da rampa meniscal suturada

  • Transplante meniscal: substituição completa do menisco;

Em certas circunstâncias, embora raras, o joelho encontra-se bloqueado pela rutura existindo necessidade de cirurgia urgente para resolução do bloqueio.

 

Atualmente sabemos que as funções do menisco são essenciais para o normal funcionamento do joelho, pelo que a sua preservação é essencial.

 

Todos estes tratamentos e conceitos são tidos em conta pelo seu cirurgião de joelho no momento de decisão do tratamento definitivo.

Nuno Camelo Cirurgia Consulta Joelho
bottom of page